o
Anuncios Clasificados
SEMENTES DE CUNHÃ - ERVILHA AZUL - CLITORIA TERNATEA - FADA AZUL
A Cunhã forrageira é uma leguminosa tropical perene, originária da Ásia. Apresenta caules finos, com grande massa foliar, adequada à produção de feno de ótima qualidade e adaptável a condições ecológicas diversas.
Utilização da Forragem: A CUNHÃ, administrada aos animais na forma de verde ou de feno, tem mostrado excelente palatibilidade para todas as espécies de herbívoros domésticos. Para melhor aproveitamento, a forragem da Cunha deve ser triturada.
Uso versátil: As flores da Cunhã ou Ervilha Borboleta podem ser utilizadas em arranjos florais, decorações e na culinária, especialmente no preparo de chás e bebidas quentes coloridas de azul natural. Além disso, é muito utilizada na cobertura de cercas e tem grande valor ornamental, florescendo praticamente o ano todo. É uma planta totalmente comestível, desde suas folhas, flores e vagens.
Preparo do Feno: Para a produção do feno, após o corte, a massa verde deve permanecer no campo, espalhada por 5 ou 6 horas, para murchar; em seguida, deve ser juntada em leiras frouxas e permanecer por um período de 18 a 19 horas. Durante esse tempo, as leiras são reviradas duas vezes para facilitar a secagem uniforme da massa. A armazenagem de feno é feita preferencialmente na forma de fardos.
Nome científico: Clitoria Ternatea
Tempo de formação: 150 dias
Produção de massa (MS): 24 ton/ha/ano
Proteína bruta na MS: 14 a 26 %
Utilização: Consorciação de pastagem, feno e adubação verde
Família: Fabaceae
Características: trepadeira volúvel
Porte: raramente alcança mais que 4m
Fenologia: verão e outono
Cor da flor: azul muito viva com centro branco e amarelado
Cor da folhagem: verde médio
Clima: tropical em áreas de restinga; sensível a oscilações de temperatura
Luminosidade: Sol pleno a sombra parcial
Anuncios Clasificados