o
Anuncios Clasificados
PRODUTO ORIGINAL COM NOTA FISCAL.
ATENÇÃO: Enviamos 2 unidades de 20kg por compra, acima de 2 sacos fazer uma nova compra devido ao limite de peso que é permitido pelo Mercado Envios.
INDICAÇÃO
Utilizada para pastejo direto pelos animais, silagem e fenação, sendo indicada para cria, recria e engorda de bovinos, não é aceita por equinos, ovinos e caprinos.
Nome comum: MG-5, MG-5 Vitória, Vitória, Xaraés, Toledo
Nome científico: Brachiaria brizantha sinonímia: Urochloa brizantha
Cultivar: MG-5 Vitória (CIAT 26110, BRA 004308), registrada em 22/03/2000
Origem: Burundi / África - CIAT 26110
Fertilidade do solo: Para solos de média a alta fertilidade, tolera solos argilosos e áreas com problema de drenagem e encharcamento temporário
Forma de crescimento: Touceira decumbente
Altura: 1,60 m (em regime de crescimentolivre)
Utilização: Para pastejo direto ou fenação
Digestibilidade: Excelente
Palatabilidade: Excelente
Precipitação pluviométrica: De 800 mm a 3.000mm anuais
Tolerância à seca: Muito boa, mantém folhas verdes po mais tempo
Tolerância ao frio: Boa
Teor de proteína na M.S.: 8 a 14%
Profundidade de plantio: 1 a 3 cm
Ciclo vegetativo: Perene
Produção de forragens: 10 a 18 t/ha/ano de matéria seca (M.S.)
Cigarrinha das pastagens: Média resistência
Consorciação: Java, Arachis, Calapogônio, Stylosanthes, Puerária e Soja Perene
Fungos de solo: Boa resistência (fonte: CIAT - Dr. Pedro Argel)
Sinonímia (Data de Registro): Toledo (02/06/00) e Xaraés (11/09/01)
UTILIZAÇÃO E MANEJO
Utilizada para pastejo direto pelos animais, silagem e fenação, sendo indicada para cria, recria e engorda de bovinos, não é aceita por eqüinos, ovinos e caprinos.
Os melhores resultados da MG-5 foram obtidos em pastejo rotacionado. Após 50 a 60 dias, aproximadamente, após a germinação das sementes, recomendase, realizar o primeiro pastejo na MG-5, evitando o amadurecimento, a perda da qualidade nutricional e consequentemente a diminuição da aceitabilidade pelos animais
No rotacionado os piquetes devem ficar entre 20 a 30 dias em descanso durante o período chuvoso e quente do ano ou quando as plantas atingirem 60 a 80 cm de altura, com 1 a 5 dias de utilização. Na seca e frio o tempo de descanso da área é bem maior. Em caso de pastejo contínuo a altura mínima de pastejo é cerca de 20 cm, altura esta em que a quantidade de talos é maior do que a quantidade de folhas.
Por ser um cultivar de ciclo tardio (demora a florescer) o uso desta pastagem durante o período chuvoso deve ser bastante intensificada, com alta pressão de pastejo (produção de forragem x quantidade de animais). Por apresentar florescimento tardio, a sua adaptação ao período seco é bem melhor também.
CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS
A MG-5 Vitória planta de crescimento vigoroso, deve ser intensamente pastejada, respeitando o período de descanso (20 a 28 dias na época quente e chuvosa). Deve-se evitar o amadurecimento da planta.
Cerca de 50 dias após a emergência, verificar a possibilidade de início de pastejo, evitando a sua maturação fisiológica, que compromete a aceitabilidade pelos animais (pasto maduro, fibroso, lignificado e perda da qualidade nutricional).
** Mesmo que adapte a solos ácidos e arenosos, este cultivar apresentou as melhores produções em solos de média a alta fertilidade, vegeta muito bem em solos arenosos e possui boa adaptação a solos de má drenagem. Durante as secas apresentaram mais folhas verdes que as cultivares Marandu e MG-4 de B. brizantha.
A rebrota após o pastejo da cultivar MG-5 Vitória superou a rebrota da Brachiaria brizantha cultivar Marandu.
Uma das características mais importante deste cultivar, além de apresentar ciclo mais tardio, é a boa produção de matéria seca.
Anuncios Clasificados