o
Anuncios Clasificados
Óleo Essencial Lavanda-Fina GT França 10 ml
DESCRIÇÃO
A lavanda-verdadeira (Lavandula angustifolia) é uma planta pertencente à divisão Angiospermae, da família Lamiaceae. Na Roma Antiga era utilizada para cura de doenças, para limpeza, para lavar roupas, para tomar banho e perfumar ambientes. Este uso deu origem ao nome lavanda, que advém do latim lavandus, que significa lavar. Além de lavar e perfumar, a lavanda também era, e ainda é, muito utilizada para purificar e equilibrar a energia de ambientes, trazendo paz e harmonia.
São denominadas lavandas "finas" aquelas lavandas que carregam uma nota etérea e mais delicada em seu óleo essencial. Esse tipo de óleo tem a tendência a conter mais ésteres, mas nem sempre esse é o único fator determinante do seu aroma peculiar, sendo os componentes minoritários mais decisivos para essa definição do que propriamente os majoritários. O cultivo em regiões mais elevadas ou o clima local (vento, umidade etc), tende a influenciar seu padrão de qualidade. As lavandas "finas" são consideradas mais calmantes e poderosamente ansiolíticas.
Ao longo dos alpes da alta Provence, de Vaucluse e Drôme, as lavandas não só nascem de forma espontânea, como também são multiplicadas por sementes. São colhidas por máquinas quando estão com botões floridos. O processo de destilação é feito a vapor da planta fresca ou seca.
PROPRIEDADES
Há poucas diferenças nas indicações do uso de óleo essencial de lavanda verdadeira (Lavandula angustifolia), sendo que alguns, devido ao volume dos componentes, possuem potencial terapêutico mais ativo.
Esta sinergia natural de linalol e linalila, também promove ações anti-inflamatórias, analgésicas e antinociceptiva pela massagem. Outra vantagem terapêutica é que o acetato de linalila possui também ação antibacteriana. Sendo ativo contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
EMOCIONAL
O linalol e os ésteres (acetatos) que compõem o óleo essencial de lavanda-fina (Lavandula angustifolia) proporcionam ação ansiolítica do óleo essencial. As respostas que o organismo dá em situações de estresse são normalizadas, acalmam as tensões e permitem acessar novas percepções. Abrandando tristezas e promovendo a paz.
PERFUMARIA:
O óleo essencial de lavanda-fina (Lavandula angustifolia) é doce, fresco, leve e fundo de ervas, com notas florais, amadeiradas e frutadas. O óleo essencial da França se destaca por notas florais e frutadas de topo sendo mais fresco. Não possui notas amadeiradas de fundo.
Nota de perfumaria: meio.
Persistência da nota inicial: média.
PRINCIPAIS PROPRIEDADES:
- Cicatrizante
- Analgésico
- Hipotensor
- Citofilático
- Regenerador celular
- Antibacteriano
- Antifúngico
- Antisséptico
- Anti-inflamatório
- Fluidifica o sangue
- Indicado para dores musculares e inflamações de tendões e músculos
- Indicado para queimaduras, eczemas, feridas cutâneas, picadas de insetos, dores de cabeça, bolhas, espinhas, cólicas
EMOCIONAL:
- Sedativo
- Relaxante e calmante
- Combate estresse, tensão nervosa
- Antidepressivo
- Ansiolítico
- Acalma as emoções e os pensamentos
CURIOSIDADES
A Alemanha é pioneira por lançar oficialmente no mercado um medicamento exclusivamente à base de óleo essencial de lavanda-verdadeira (Lavandula angustifolia).
Em 2010, um laboratório da Alemanha registrou e lançou no mercado o medicamento Silexan®, cuja composição de cada cápsula varia de 80 mg ou 160 mg de OE de lavanda (L. angustifolia), contendo como principais constituintes o linalol e o acetato de linalila (Silexan®, register 2009). Os resultados das investigações evidenciaram a ação ansiolítica deste medicamento, ao ser ingerida 1 (uma) cápsula diariamente por um período de 14 dias consecutivos (Kasper, 2013; 2015).
Anuncios Clasificados