o
Anuncios Clasificados
Óleo essencial de lavanda é calmante, faz bem para pele, cabelo, entre outros benefícios.
Óleo essencial de lavanda reduz efeitos colaterais do tratamento contra o câncer.
Segundo o National Cancer Institute, a aromaterapia com óleo essencial de lavanda pode ajudar os pacientes a controlar os efeitos colaterais do tratamento do câncer. Receptores de olfato enviam mensagens para o cérebro que podem afetar o humor
Melhora o sono
A lavanda é indicada para pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono. Normalmente coloca-se ramos da flor ou seu óleo essencial na fronha durante a noite.
Aromaterapeutas usam o óleo essencial de lavanda para tratar dores de cabeça, nervosismo e inquietação. Massoterapeutas, por vezes, aplicam o óleo essencial de lavanda na pele, que pode funcionar tanto como agente calmante como auxiliar do sono. Na Alemanha, o chá de lavanda foi aprovado como suplemento para tratar perturbações do sono, inquietação e irritação estomacal.
Faz bem para pele e cabelo
O uso tópico do óleo essencial de lavanda pode ajudar a tratar uma doença chamada alopecia aerada, que faz com que o cabelo de uma pessoa caia. Em um estudo, publicado no Archives of Dermatology, pessoas que esfregaram os óleos essenciais de lavanda, tomilho, alecrim e cedro nas áreas onde o cabelo havia caído apresentaram crescimento capilar ao longo de sete meses. No entanto, não havia como os pesquisadores determinarem qual dos óleos era o responsável.
Óleo essencial de lavanda: benefícios, como usar
7 benefícios do óleo de lavanda - Os principais benefícios do óleo essencial de lavanda são:
1. Reduzir a ansiedade
O óleo essencial de lavanda é rico em monoterpenos, como o linalol e o acetato de linalil, com propriedades sedativas e calmantes que podem ajudar a reduzir a ansiedade, complementando o tratamento recomendado pelo médico.
Isto porque ao ser inalado, o óleo essencial de lavanda parece estimular o cérebro a produzir neurotransmissores, como a serotonina, promovendo um efeito calmante e relaxante.
Além disso, o óleo essencial de lavanda pode ser indicado para ajudar a reduzir a ansiedade antes de cirurgias ou procedimentos dentários, por exemplo.
2. Reduzir o estresse
Devido às suas propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, o óleo essencial de lavanda por ser usado para ajudar a reduzir o estresse.
3. Combater a depressão
O óleo essencial de lavanda também pode ajudar no tratamento da depressão, devidos suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas.
Esse óleo não substitui o tratamento médico com remédios, mas pode ser usado para complementar o tratamento da ansiedade, ajudando a relaxar, acalmar e melhorar a qualidade do sono.
4. Melhorar a qualidade do sono
O óleo essencial de lavanda ajuda a reduzir a agitação, melhorar o relaxamento do corpo, além de acalmar, o que ajuda a combater a insônia e a melhorar a qualidade e a duração do sono.
Além disso, a aromaterapia com o óleo essencial de lavanda parece aumentar os níveis de melatonina no corpo, que é o hormônio responsável por regular o ciclo circadiano, estimulando o sono ao final do dia.
5. Estimular a cicatrização de aftas
O óleo essencial de lavanda possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a reduzir a dor, a inflamação, irritação e o tamanho das aftas.
6. Reduzir a dor da enxaqueca
O óleo essencial de lavanda pode ajudar a reduzir a dor de cabeça e a severidade da enxaqueca, devido suas propriedades analgésicas, e ajudar a aliviar a sensibilidade à luz, náuseas e vômitos causados pela enxaqueca.
Além disso, o óleo essencial de lavanda também parece prevenir a disseminação da dor de cabeça da enxaqueca para outras partes do cérebro, podendo ser usada para a enxaqueca aguda. No entanto, não deve ser usada para o tratamento da enxaqueca, pois pode aumentar o risco de recorrência da enxaqueca.
7. Ajudar na cicatrização da pele
O óleo essencial de lavanda possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, que quando aplicado sobre a pele, pode ajudar a reduzir a inflamação e acelerar o processo de cicatrização, auxiliando no tratamento de feridas da pele, picadas de inseto, queimaduras, psoríase ou eczema, por exemplo.
Como usar
1. Aromaterapia com óleo de lavanda
A aromaterapia com o óleo essencial de lavanda pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, estresse, depressão ou insônia, pois tem propriedades calmantes e sedativas.
Para fazer a aromaterapia com a lavanda deve-se inspirar profundamente o aroma do óleo essencial diretamente do frasco, segurando o ar nos pulmões por cerca de 2 a 3 segundos, antes de expirar. Repetir a inalação de 3 a 7 vezes, várias vezes por dia.
Outra forma de fazer a aromaterapia com o óleo essencial de lavanda é colocar 3 a 4 gotas do óleo essencial de lavanda em um pouco de água, no interior de um aromatizador elétrico ou num difusor de ambiente. Veja outras formas de fazer a aromaterapia.
2. Massagem com o óleo de lavanda
O óleo essencial de lavanda também pode ser usado em massagens relaxantes devido ao seu aroma agradável e propriedades relaxantes e calmantes. Veja outros benefícios da massagem com óleos essenciais.
Para fazer a massagem, deve-se utilizar 10 gotas do óleo essencial de lavanda misturadas com 100 mL de um óleo vegetal, como óleo de coco ou óleo de amêndoas doces, por exemplo. Em seguida, aplicar sobre a pele, massageando suavemente com a ponta dos dedos, por cerca de 10 minutos.
3. Aplicação do óleo na pele
A aplicação do óleo essencial de lavanda sobre a pele pode ser feito para ajudar a melhorar a cicatrização da pele.
Para aplicar sobre a pele, deve-se misturar 1 a 3 gotas do óleo essencial de lavanda em 2 colheres (de chá) de um óleo carreador, como óleo de coco, óleo de rícino ou óleo de amêndoas doces, por exemplo, e aplicar na área da pele afetada.
Antes de usar o óleo essencial de lavanda sobre a pele, deve-se fazer um teste de alergia, preparando uma mistura contendo 1 gota do óleo essencial de lavanda em 1 colher (de café) do óleo carreador, e aplicar sobre o dorso da mão ou na dobra do cotovelo.
Aguardar 24 horas e, se durante esse período a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do óleo essencial de lavanda.
Anuncios Clasificados