o
Anuncios Clasificados
8100 Eco-Lite 5W-30
Lubrificante Fuel Economy para Motores a Gasolina ou Flex - 100% Sintético
USO
Óleo de motor 100% sintético “Fuel Economy”, especialmente projetado para motores recentes a gasolina, etanol ou flex, naturalmente aspirados ou turbo-alimentados, de injeção indireta ou direta, projetados para uso com óleos de baixo atrito e muito baixa viscosidade HTHS (alta temperatura e alto cisalhamento) (2,9 mPa.s).
Recomendado para motores modernos que utilizam lubrificante com viscosidade de serviço SAE 30 e Fuel Economy com norma API SP-RC e/ou ILSAC GF-6a. Homologado com GM dexos1™ GEN2 para todos os motores a gasolina da GM que exijam esta norma: BUICK, CADILLAC, CHEVROLET, GM, GMC, OPEL e VAUXHALL.
Compatível com catalisadores.
Esse tipo de óleo pode ser inadequado para uso em alguns motores. Consulte o manual do proprietário em caso de dúvida
DESEMPENHO
STANDARDS API SP-RC
ILSAC GF-6a
APROVAÇÕES GM dexos1™ GEN2 sob n° D10577HI011
DESEMPENHOS CHRYSLER MS 6395, FORD WSS-M2C929-A, FORD WSS-M2C946-A, FORD WSS-M2C946-B1, GENERAL MOTORS GM 6094 M, FIAT 9.55535-CR1
RECOMENDAÇÕES ACURA, CHRYSLER, DODGE, FIAT, FORD, GENESIS, HONDA, HYUNDAI, INFINITI, KIA, LEXUS, MAZDA, MITSUBISHI, NISSAN, SUBARU, TOYOTA
A norma API SP cobre na íntegra as exigências da norma API SN, bem como todas as normas API anteriores. A especificação API SP-RC "Resource Conserving" é ainda mais exigente quanto aos requisitos de economia de energia.
Os lubrificantes API SP proporcionam excelente resistência à oxidação, melhor proteção contra depósitos e sujidade do motor, maior proteção contra o desgaste e desempenho aprimorado em temperaturas frias para economia de combustível durante toda a vida útil do óleo.
Além de ser compatível com versões anteriores, em comparação com API SN e API SN Plus, o padrão API SP oferece maior desempenho e, especialmente, adiciona proteção contra LSPI para motores a gasolina turboalimentados de injeção direta de tamanho reduzido.
A norma ILSAC GF-6a, baseada na API SP, é ainda mais severa no domínio da economia de energia, exigência quanto aos intervalos de drenagem estendidos, limpeza de pistões/anéis, compatibilidade de vedações e teor reduzido de fósforo para maior compatibilidade com sistemas de pós-tratamento.
Garante a proteção perfeita do motor, mesmo com combustíveis que contenham até 85% de etanol (E85).
O padrão GM dexos1 ™ é adequado para toda a gama de motores a gasolina GM fabricados a partir de 2011, exigindo um lubrificante aprovado dexos1 (exceto para a Europa). A especificação GM
dexos1 ™ foi projetado para uso com motores a gasolina e substitui GM-LL-A-025, GM 6094M e GM
4718M. O GM dexos1 ™ também é compatível com versões anteriores dos veículos a gasolina GM de fabricação anterior a 2011.
O padrão GM dexos1™ combina requisitos muito rigorosos de padrões internacionais como API, ACEA e ILSAC, juntamente com requisitos específicos da GM para comprovar os benefícios de economia de combustível e durabilidade do motor.
A GM desenvolveu seu padrão dexos1™ para que os óleos forneçam alta estabilidade térmica e assegurem uma excelente resistência a altas temperaturas para evitar a formação de borra e aumento de viscosidade que fuligem, proveniente de resíduos de combustão, pode criar.
Motores a gasolina ou flex, turboalimentados e injeção direta tem um certo risco de pré-ignição esporádica nas câmaras de combustão. Esse tipo de combustão anormal esporádica se assemelha ao ruído metálico oriundo das câmaras de combustão e às vezes está associado a uma curta perda de potência. Este fenômeno chamado LSPI (pré-ignição em baixa velocidade), gera picos de pressão muito alta na câmara de combustão que podem causar danos ao pistão e, finalmente, à destruição do motor. Para os motores a gasolina de última geração (downsizing), equipados com sistemas de injeção direta e turbocompressores, a GM desenvolveu o padrão de lubrificante dexos1 ™ GEN2, a fim de garantir a perfeita integridade desses motores a gasolina face ao risco dessas combustões anormais.
Da mesma forma, o padrão API SP agora cobre totalmente este requisito LSPI para proteger perfeitamente os motores a gasolina turbo-alimentados de injeção direta.
Alguns OEMs exigem para seus motores a gasolina mais recentes um lubrificante API SP-RC, API SP, API SN, SN-RC, SN Plus e ILSAC GF-6a ou GF-5 para garantir o máximo desempenho e durabilidade. A especificação CHRYSLER MS-6395 (nível GF-4), FORD WSS-M2C929-A (nível GF-4), FORD WSS-M2C946-A (nível GF-5) e FORD WSS-M2C946-B1 (níveis GF-5, SN-RC e SN Plus) refletem esses tipos de requisitos. Dentro do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), a especificação FIAT 9.55535-CR1 espelha este CHYSLER MS-6395 especificações da Fiat.
Outros exemplos de uso possível do MOTUL 8100 Eco-lite 5W-30 para esses OEMs que buscam economia de combustível: motores a gasolina HONDA, SUBARU e TOYOTA.
O MOTUL 8100 Eco-lite 5W-30 atende a todos esses requisitos altamente exigentes de desempenho e durabilidade definidos por GM, incluindo em particular para o padrão dexos1™, a total compatibilidade com o uso de biocombustíveis como GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), GNV (Gás Natural Comprimido) e bioetanol (conforme disponível na estação), ao usar etanol biocombustível em uma proporção de mistura de até 85% (Bioetanol – E85).
MOTUL 8100 Eco-lite 5W-30 oferece altas propriedades lubrificantes, como proteção contra desgaste e resistência a altas temperaturas para um consumo de óleo melhor controlado, melhora o fluxo de óleo na partida para um aumento mais rápido da pressão do óleo, aumentos de rotação mais rápidos, mais rápido alcance de temperatura operacional e benefícios de economia de combustível.
Amigável com o Meio Ambiente, este tipo de óleo permite a redução do consumo de combustível e, portanto, minimiza as emissões de gases com efeito de estufa (CO2).
RECOMENDAÇÕES:
Intervalo de troca: de acordo com as recomendações do fabricante e com ajuste de acordo com seu uso.
MOTUL 8100 Eco-lite 5W-30 pode ser misturado com óleos sintéticos ou minerais.
Antes do uso, consulte o manual do veículo.
PROPRIEDADES:
Grau de Viscosidade SAE J 300 5W-30
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.847
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 67.0 mm²/s
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 11.4 mm²/s
Viscosidade HTHS a 150°C (302°F) ASTM D4741 3.3 mPa.s
Indice de Viscosidade ASTM D2270 166
Ponto de Fluidez ASTM D97 -39.0°C / -38.0°F
Ponto de fulgor ASTM D92 228.0°C / 442.0°F
Cinzas sulfatadas ASTM D874 0.85% peso
TBN ASTM D2896 8.5 mg KOH/g
Anuncios Clasificados