o
Anuncios Clasificados
Esse instrumento magnifico é produzido aqui no Brasil por Anderson Bertolli Luthieria, o mesmo fabricante da linha de Flautas Nativas Tatanka Ishca.
Essa KraviK Lyre tem o corpo e o braço em Cedro maciço e o tampo em laminado de 3 mm o que lhe confere uma acústica excelente. Suas cravêlhas são de madeira como as originais e são acompanhadas por uma chave especial para o ajuste.
Por se tratar de uma réplica exata a Kravik Lyre possui o encordoamento direcionado igual ao violão, a corda mais grave fica do lado esquerdo se olhando a lira de frente.
As cordas são de Nylon o que leva o som muito próximo ao da originas que usava tripas de ovelha.
OBS: ( É possível adquirir o encordoamento original na net)
A baixo segue um pouco da historia desse instrumento tão interessante.
A lira norueguesa Kravik (ou Kravik lyre) foi popularizada por fabricantes como Sverre Heimdal, que fez mais de uma centena desses instrumentos e tocou junto com Einar Selvik na banda Wardruna.
Acreditava-se que o instrumento original datava do século 14, mas foi datado por teste de carbono como sendo do século 16, mesmo assim representa a continuação tardia da lira dedilhada no norte da Europa, possivelmente no final do uso da lira dedilhada localmente, antes de finalmente dar lugar a harpas multi cordas e vários instrumentos de arco.
Estes são instrumentos encantadores para tocar com mais profundidade do que as liras anteriores.
Esculpido em madeira de pinho, o original que estava pendurado em uma casa de fazenda em Numedal, na Noruega, havia sido restaurado algumas vezes, já que a seção das cravêlhas havia se separado, primeiro restaurada como uma lira de oito cordas, mas agora corrigida para uma lira de sete cordas. Nenhum tampo sobreviveu. Pontes de lira de pinheiro da Noruega foram encontradas, o que é o básico para este modelo.
Lembrando que o video não pode ser visto no celular.
O INSTRUMENTO SE ENCONTRA NO BRASIL.
Anuncios Clasificados