o
Anuncios Clasificados
Óleo Essencial de Wintergreen By Samia - 10ml
O nome do gênero Gaultheria foi nomeado pelo Dr. Gaulthier (Jean Francois Gaulthier – 1708-1756), um médico botânico de Quebec por volta de 1700. Gaulthier acreditava que teria sido o pioneiro ao apresentar a planta para a medicina, no entanto americanos nativos já a usavam medicinalmente.
Americanos nativos mastigavam suas folhas para aumentar sua capacidade respiratória enquanto percorriam grandes distâncias. Na culinária seus frutos podem fazer tortas e condimentos para doces. Em 1844, William Proctor (pai da farmácia Americana), e o Francês - Auguste Cahours isolaram o principal constituinte deste óleo essencial – o salicilato de metila – após Cahours por via da hidrolise sintetizou o ácido salicílico que foi utilizado como medicamento. É uma das poucas plantas no Mundo que possui salicilato de metila naturalmente.
Aspectos Botânicos:
G. procumbens é um pequeno arbusto de baixo crescimento, geralmente atingindo 10–15 cm. De altura. As folhas são perenes, elípticas a ovais, com 2–5 cm. De comprimento e 1–2 cm. De largura, com um cheiro distinto de óleo de gaultéria. As flores são pendentes, com uma corola em forma de sino branca, às vezes rosa, com cinco dentes na ponta de 8–10 mm. De comprimento e acima dela um cálice branco. Eles são carregados nas axilas das folhas, geralmente um a três por caule. As anteras são bifurcadas como a língua de uma cobra, com duas asas na ponta.
A fruta é vermelha e tem 6–9 mm. De diâmetro. Parece uma baga, mas na verdade é uma cápsula seca cercada por cálice carnudo. A planta é um calcifuge, favorecendo solos ácidos, em florestas de pinheiros ou de madeira de lei, embora geralmente produza frutos apenas em áreas mais ensolaradas. Muitas vezes cresce como parte do complexo de urze em uma floresta de carvalho-urze.
G. procumbens se espalha por meio de rizomas longos, que estão dentro dos 2–3 cm superiores. De solo. Devido à natureza rasa dos rizomas, ela não sobrevive à maioria dos incêndios florestais, mas um fogo breve ou moderado pode deixar os rizomas intactos, dos quais a planta pode crescer novamente mesmo se o arbusto acima do solo for consumido.
O solo deve drenar bem, mas ao mesmo tempo reter alguma umidade – é aconselhável adicionar turfa, não tolera cal. O transplante ou plantio pode ser feito no início do outono ou da primavera – água frequente para que o solo esteja sempre úmido. Fertilizar com estrume antes do planto e todos os anos coincidindo com a fertilização geral – não há necessidade de poda.
Nativa do nordeste da América do Norte, de Newfoundland a oeste até o sudeste de Manitoba e do Sul até o Alabama.
É um membro da Ericaceae (família da charneca).
Esta planta ganhou o Royal Horticultural Society 's Award of Merit Garden.
Benefícios do Óleo Essencial de Wintergreen conforme referências bibliográficas*
Mente: Mantem a mente alerta, trazendo estímulo e atenção. Promove positividade para pessoas de baixa auto-estima, aceitação, encorajamento e possibilita o perdão.
Corpo: Pode ser usado em situações que haja necessidade de expelir gases, pois sua ação carminativa é excelente. Como analgésico potente para pós esportes, ou locais em que houve um acidente que cause dores em geral. Nos casos de períodos doloridos pela TPM, como antiespasmódico. Aumenta circulação onde for utilizado topicamente e seu efeito de aquecimento pode ajudar a aliviar a tensão muscular quando usado em massagens. Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine relatou que, quando aplicado na pele, o óleo essencial de wintergreen demonstrou propriedades analgésicas potentes. Observou-se que, se 10 ml de óleo essencial de wintergreen a 2,5% fossem aplicados diretamente na pele e totalmente absorvidos, isso poderia representar a mesma quantidade de salicilato presente em um comprimido de aspirina de 325 mg.
Pele: Oleosas e desvitalizada.
Embalagem: Frasco de vidro âmbar com gotejador contendo 10 ml de óleo essencial
Nome Científico: Gaultheria procumbens leaf oil (G. yunnanensis).
Parte utilizada da planta: Folhas
Tipo de Extração: Destilação a vapor.
Combina com: Hortelã Pimenta, Bergamota, Lemongrass e Lavanda.
Contraindicações:
Não indicamos o uso de óleo essencial administrado oralmente (ingestão), pois não poderemos afirmar sua segurança sem recomendações específicas sobre metabolizações e interações de medicamentos que possam ocorrer, sob esta via administrativa, somente sob orientação de um profissional extremamente qualificado. Recomendamos fazer um teste de sensibilidade na pele antes do uso via administrativa tópica.
Não recomendamos usar um óleo essencial por mais de 28 dias. Caso seja necessário, descanse uma semana, depois retome-o.
Não usar os óleos essenciais puros sobre a pele, podendo causar irritação cutânea se aplicado diretamente sem diluição, exceto Lavanda, Copaíba e Tea Tree em aplicação pontual.
Quanto em tratamento com remédios homeopáticos não utilizar: Hortelã Pimenta, Alecrim, Sálvia officinalis ou Tomilho. Pois são considerados antídotos aos remédios homeopáticos.
No caso de Hipertensão, evitar: Alecrim, Sálvia officinalis e Tomilho.
No caso de Hipotensão, evitar: Manjerona e Ylang Ylang.
No caso de Epilepsia, evitar: Erva-Doce, Alecrim e Sálvia officinalis.
Problemas no Fígado: Caso tenha alguma patologia hepática, evite os óleos essenciais de Erva Doce e Anis Estrelado.
Gravidez: Utilizar após o 5° mês de gestação os óleos de Lavanda, Camomila Romana e os cítricos em geral. Consulte sempre o seu médico.
Amamentação, não utilizar: Hortelã Pimenta e Alecrim, pois estes óleos possuem ação anti-galactagoga, ou seja, corta o leite.
Bebês recém-nascidos, usar: Camomila Romana e Lavanda (01 a 03 gotas em 30 ml de óleo carreador).
Bebês 2 a 12 meses, usar: Camomila Romana, Lavanda, Tangerina, Eucalipto Glóbulos, Tea Tree, (03 a 05 gotas em 30ml óleo carreador).
Crianças 1 a 5 anos, usar: Gerânio + os óleos acima (05 a 10 gotas em 30 ml de óleo carreador).
Crianças 5 a 7 anos, usar: Gengibre + os óleos acima (05 a 12 gotas em 30 ml de óleo carreador).
Crianças 7 a 12 anos, usar: Cipreste, Alecrim, Hortelã Pimenta ou do Brasil, Limão Tahiti ou Siciliano + os óleos acima (05 a 15 gotas em 30 ml de óleo carreador).
Crianças 12 anos e após, usar: A partir dos 12 anos poderá ser usado qualquer óleo essencial, e em dosagem acima de 1% quando necessário.
Modo de Uso:
Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado.
Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 01 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.
Compressa: 05 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
Inalação: 02 gotas em 01 lenço (inalação pontual) ou 01 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
Massagem: 04 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
Óleo para rosto: 01 gota em 01 colher de café de óleo vegetal;
Óleo para cabelos: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
Uso tópico: Em média 06 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
Conservação do óleo essencial:
Armazenar em local bem ventilado em embalagem fechada, protegido da luz, calor, fogo, plástico e madeira. Mantenha os frascos longe do alcance das crianças e dos olhos.
Por que não ingerir os óleos essenciais?
Os óleos essenciais quando ingeridos podem causar efeitos irritativos ou serem agressivos em mucosas. Podem promover efeitos adversos. Por isso, se for optar por essa via de administração recomendamos que esta seja feita sob recomendação de um médico que conheça a atuação dos óleos essenciais, ou profissionais da aromaterapia com conhecimento profundo em farmacologia ou farmacêuticos. Dentro dos estudos na aromaterapia a escola francesa, (chamada de aromatologia também) esta difunde as vias administrativas oral, retal e vaginal.
Já a escola inglesa (que é a que a By Samia segue) baseia-se mais no uso externo, através de massagens, reflexologia, inalações e aromatização de ambiente, entre outros, não havendo uso interno, oral, retal e vaginal.
Anuncios Clasificados