o
Anuncios Clasificados
O kit solar é capaz de produzir até 2750W por dia em condições ideais (05 horas sol pleno*). A eletricidade produzida pelos painéis solares pode ser armazenada em baterias estacionárias para ser utilizada durante o dia e/ou à noite. Utilizando-se o inversor de tensão, o kit gerador poderá alimentar aparelhos domésticos ou equipamentos que funcionem em 120Vca ou 220Vca.
ATENÇÃO: Aparelhos como Chuveiro Elétrico, Ar Condicionado e Outros que consomem grande quantidade de energia elétrica NÃO PODEM ser alimentados por este kit fotovoltaico.
COMO FUNCIONA
A incidência dos raios solares sobre o Painel Fotovoltaico produz eletricidade. Por meio de um Controlador de Carga, esta energia é enviada para Baterias onde fica armazenada para ser utilizada, normalmente à noite ou em dias chuvosos ou muito nublados. A energia armazenada nas baterias, não pode alimentar diretamente aparelhos domésticos convencionais. É necessário, para isto, utilizar um Inversor de Tensão, cuja finalidade é converter a tensão das baterias - Corrente Contínua para o mesmo padrão utilizado pelas concessionárias de energia elétrica - 120Vca ou 220Vca Corrente Alternada.
Especificações Técnicas
Dados técnicos Painel Solar Monocristalino 550w Halfcell Osda - ODA550-36V-MHD
Potência Nominal (P.max): 550W;
Tensão de circuito aberto (Voc): 46.92±3%;
Corrente de curto-circuito (Isc): 11.20±3%;
Tensão na Potência Nominal (Vmp): 42.10V;
Corrente na Potência Nominal (Imp): 13.06A;
Eficiência do módulo (%): 21,28%;
Temperatura de operação: -40ºC ~ +85°C;
Tensão máxima do sistema: 1500V;
Tipo de célula: Monocristalino;
Número de células: 144;
Vidro, espessura e tipo: Vidro de alta transmitância de 3.2mm;
Estrutura: Liga de alumínio anodizado;
Caixa de junção: IP67/IP68, 3 diodos;
Cabo: 4mm² cabo 30cm;
Conector: MC4 ou compatível com MC4;
Dimensões do módulo: 2279 x 1134 x 35 mm;
Peso: 28,4 kg
Registro INMETRO: 005523/2021
Dados técnicos Controlador de Carga MPPT 40A 12V/24V Sun21 - CCS-M4024N
Tensão nominal: 12V/24V (reconhecimento automático)
Corrente máxima de carga: 40A
Tensão solar máxima na entrada: 100Vcc
Potência máxima solar na entrada em 12V: 550W
Potência máxima solar na entrada em 24V: 1100W
Aterramento: Positivo
Comunicação: RS232
Bitola máxima do cabo elétrico: 8 mm²
Dimensões: 183 x 127 x 65,5mm
Faixa de temperatura ambiente: -35°C +45°C
Peso: 800g
Grau de proteção: IP32
Registro Inmetro: 005947/2021
Garantia: 01 ano
Acessórios recomendados (NÃO INCLUSOS)
Inversor de tensão - caso os equipamentos ligados à bateria/acumulador funcionem em 127Vca ou 220Vca.
Itens Inclusos
1un. - Painel Solar 550W Monocristalino Halfcell - Osda Solar - Oda550-36V-MHD
1un. - Controlador de Carga MPPT 40A 12V/24V Sun21 - CCS-M4024N
Dúvidas Comuns
Como é feita a instalação do módulo solar fotovoltaico?
O painel deve ser instalado em um local ensolarado e sem sombras, orientado para a direção norte, com inclinação, devendo ser encoberto durante sua instalação para evitar a geração de corrente elétrica. A fixação deve ser feita em suportes ou perfis resistentes a corrosão e ao sol e a ventos fortes e tempestades. Lembre-se que o painel poderá ficar lá por mais de 20 anos. O painel fotovoltaico já vem com furação para fixação, por isso, não é recomendado fazer novos furos. Isto causa a perda da garantia e enfraquece sua estrutura. É recomendado deixar um espaço entre o módulo e a superfície em que ele está fixado para reduzir a temperatura e evitar a condensação de água na parte traseira. Certifique-se que a polaridade está correta e utilize a fiação mais curta possível. Verifique anualmente o painel, a fiação, a estrutura e os acessórios. A chuva e o vento naturalmente limpam o painel solar, entretanto, caso seja necessário limpar o painel, utilize somente água e uma esponja macia, sem detergentes.
Vou precisar de mais algum equipamento além da placa solar fotovoltaica?
Provavelmente sim. As bombas de água para energia solar não precisam de acessórios. Porém, na maior parte dos casos poderão ser necessários até 03 equipamentos adicionais: baterias do tipo estacionárias para armazenar a energia produzida pelos painéis (assim é possível utilizar o sistema à noite e em dias sem sol); um controlador de carga e descarga para manter a bateria em condições ideais de uso e também um inversor de potência – equipamento necessário quando os produtos abastecidos pelo sistema forem 110Vca. Visite o restante da nossa loja on-line para conhecer com mais detalhes as características e modelos de equipamentos.
Como saber a potência do sistema fotovoltaico para me atender?
Em geral, a potência do sistema vai depender de 03 fatores: o consumo dos aparelhos conectados, o tempo médio de funcionamento diário e a autonomia do sistema desejada. A autonomia do sistema define a quantidade de dias em que o os equipamentos funcionarão mesmo sem a luz do sol, por meio de baterias: geralmente 2 a 3 dias em sistemas residenciais e 5 a 7 dias em aplicações especiais.
Como é feita a instalação do controlador de carga?
O controlador de carga deve ficar em local seco, protegido e ventilado. Nunca instale o controlador em locais húmidos. Ele aquece quando está em funcionamento, por isso deve ser fixado em uma superfície não inflamável com espaçamento mínimo de 150mm nas laterais para ventilação. Para evitar mau contato, os parafusos dos conectores devem ficar bem apertados. O controlador de carga não necessita de cuidados especiais. Antes da instalação, recomendamos ler atentamente o manual de instruções que acompanha o produto.
O controlador de carga tem terminais próprios para conexão dos módulos, das baterias e de equipamentos que funcionam diretamente em 12Vcc/24Vcc (a depender do controlador de carga). O inversor deve ser conectado nas baterias e nunca deve ser conectado na saída do controlador de carga. As baterias devem ser conectadas primeiro no controlador, em seguida, os módulos fotovoltaicos. É preciso bastante atenção à polaridade das ligações para evitar a queima do controlador e dos outros equipamentos. Utilize como referência cabos vermelhos para positivo e cabos pretos para negativo.
Como é feita a instalação do inversor?
O inversor deve ser ligado diretamente nas baterias. Os cabos elétricos devem ser conectados primeiro no inversor e depois nas baterias. Nunca conecte as garras do cabo elétrico às baterias sem ter antes conectado os cabos elétricos ao inversor.
O inversor é um equipamento que pode consumir grande quantidade de energia e requer condutores elétricos próprios, com espessura maior e com o menor tamanho possível. Além disso, são necessários fusíveis de proteção elétrica. Visite a sessão de Acessórios da Minha Casa Solar, clicando Aqui, ou entre em contato com a nossa equipe para auxílio na seleção dos condutores e fusíveis adequados para o seu inversor.
O inversor deve ser instalado em um local seco, sem contato com água ou respingos e com temperatura ambiente entre 0°C e 40ºC. O local também deve ser seguro, bem ventilado, com espaço mínimo de 50 mm em volta do aparelho. O inversor deve ficar separado de baterias ácidas, líquidos e gases inflamáveis. Há perigo de explosão.
Como é feita a instalação das baterias?
As baterias devem ser instaladas o mais próximo possível do controlador de carga, em geral, entre 30 cm e 01 metro. Elas liberam gás e devem ser armazenadas em local bem ventilado. Os terminais da bateria podem sofrer curtos-circuitos provocados por objetos de metal (como chaves e alicates) que podem causar faíscas e explosão, portanto nunca coloque ferramentas em cima das baterias. Há perigo real de explosão. Não bata as baterias nem as incline mais do que 45º. Baterias chumbo-acidas contém ácido sulfúrico, um líquido venenoso e corrosivo que pode causar queimaduras ou irritações na pele e nos olhos, podendo ainda corroer roupas.
A conexão das baterias entre si deve ser feita utilizando condutores elétricos próprios, com espessura maior e com o menor tamanho possível. Além disso, são necessários fusíveis de proteção elétrica. Visite a sessão de Acessórios da Minha Casa Solar, clicando Aqui, ou entre em contato com a nossa equipe para auxílio na seleção dos condutores e fusíveis adequados para conexão das baterias entre si e ao controlador de carga. Durante a instalação é preciso atenção à polaridade das ligações. Utilize como referência cabos vermelhos para positivo e cabos pretos para negativo.
Posso utilizar uma bateria automotiva em vez de uma bateria estacionária em um sistema com energia solar fotovoltaica?
O recomendado é utilizar apenas baterias estacionárias. Porém, as baterias automotivas poderão ser uma opção economicamente mais viável em aplicações onde as baterias forem descarregadas mais esporadicamente e com profundidade de descarga pequena. Caso as baterias para veículos sejam utilizadas, a sua vida útil será menor e o fabricante poderá reduzir ou invalidar a garantia fornecida.
Porque as baterias estacionárias geralmente são mais caras do que as baterias automotivas?
Ao contrário das baterias para veículos, as baterias estacionárias podem ser utilizadas diariamente em ciclos de carga e descarga bem mais profundos. Também são mais resistentes e podem ter durabilidade superior a 04 anos.
Anuncios Clasificados