o
Anuncios Clasificados
O Ipê Roxo é uma planta de árvore alta, folhas pecioladas e flores arroxeadas. De uma beleza ímpar, pertence à família Bignoniaceae e possui nome científico Tabebuia avellanedae. Ele desponta em solos tropicais, sendo cultivada desde o México até a Argentina. Também conhecido como ipê tabaco, ipê preto, ipê uva roxa, pau d'arco, ou ipê de flor roxa, tem o Brasil como seu principal distribuidor.
O Chá de Ipê Roxo é uma bebida feita a partir da infusão das cascas da planta. Ele é rico em vitaminas, sais minerais, alcalinos, proteínas, saponinas, fibras e flavonóides. Também possui em sua composição ácido lapachico, tânico, carboidratos, desoxi lapachol, lapachol, antraquinonas e antioxidantes. Com isso, age de maneira analgésica, anti inflamatória, adstringente, diurética, depurativa, antifúngica, anti microbiana, anti sifilítica, antinevrálgica, anti tumoral, anti bactericida e estimulante.
O Ipê Roxo é considerado uma espécie vegetal capaz de avançar nos estágios da cadeia produtiva e produzir itens de interesse do Ministério da Saúde do Brasil, segundo a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). Isso porque possui inúmeras propriedades medicinais. A espécie, porém, está caminhando para extinção nas florestas tropicais de onde origina.
Benefícios Chá de Ipê Roxo:
Dentre os benefícios do Chá de Ipê Roxo é possível citar sua ação em problemas respiratórios, como bronquite e asma, em inflamações de garganta e artríticas, e em casos de varizes e hemorroidas. Também é excelente para tratar diabetes, anemia, colesterol alto, reumatismo, úlceras, leucemia, cólicas menstruais, corrimentos vaginais e dores musculares. Além disso, age contra malária, sífilis, eczema, osteomielite, candidíase, catarra da uretra, lúpus, má circulação sanguínea, fungos, feridas, colite e mal de Parkinson. E ainda ajuda com problemas na pele como psoríase, queimaduras, aftas e herpes.
O Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos (U.S National Cancer Institute) realizou uma pesquisa que mostra a ação do Ipê Roxo em Casos de Câncer. O estudo foi realizado nos anos 60 e 70, e a planta viria a ajuda em casos de câncer de pulmão, cólon, e próstata.
Anuncios Clasificados