o
Anuncios Clasificados
DESCRIÇÃO
A sutura de Categute Simples Technofio – Fio de Sutura é do tipo absorvível, de origem animal, estéril, composta por tecido conectivo purificado (principalmente colágeno) ou a camada da submucosa fibrosa do intestino de bovinos. O categute simples é embalado em uma solução amaciante de 89,5% de álcool isopropílico p.a., 1,0% de diatanolamina p.a., 0,25% de benzoato de sódio (grau farmacêutico USP) e água estéril para injeção q.s.p. 100%. O produto atende às especificações estabelecidas pela Norma ABNT NBR 13904 – Fios para Sutura Cirúrgica, Farmacopéia Brasileira e pela Farmacopéia Americana (USP) para Suturas Cirúrgicas.
INDICAÇÃO
A sutura de Categute Simples Technofio – Fio de Sutura é indicada para uso em aproximação geral de tecidos suaves e/ou ligação, incluindo-se procedimentos oftálmicos, mas não deve ser utilizado em procedimentos cardiovasculares e neurológicos.
AÇÃO
A sutura de Categute Simples Technofio – Fio de Sutura causa uma reação inflamatória moderada do tecido, característica da resposta do organismo a um corpo estranho. A seguir inicia-se processo digestivo enzimático proteolítico que dissolve a sutura. Uma vez que as suturas foram degradadas no tecido por hidrólise, os fragmentos são fagocitados pela ação enzimática metabolizada e excretada pelas células. Este processo continua até que a sutura seja completamente absorvida. Em geral, o categute simples é absorvido mais rapidamente que o cromado. O categute simples é absorvido mais rapidamente em tecidos onde existe um nível maior de enzimas proteolíticas, como nas secreções estomacais, cérvix e vagina.
CONTRA-INDICAÇÕES
É contra-indicado em procedimentos onde se queira mínima reação tecidual.
É contra-indicado em procedimentos onde o tempo de cicatrização do tecido seja superior ao período de queda da força tênsil da sutura (de 7 a 14 dias).
É contra-indicado em pacientes com sensibilidade ou alergia ao colágeno, pois o categute é formado basicamente por colágeno.
CUIDADOS
Por ser esta sutura absorvível, a mesma não deve ser utilizada em aproximações extensas de tecidos. Em algumas circunstâncias, principalmente em procedimentos ortopédicos, a imobilização da ferida pode ser feita por suporte externo, de acordo com decisão do cirurgião.
ADVERTÊNCIAS
Dispositivo só deverá ser utilizado por ou sob orientação de cirurgião segundo técnicas cirúrgicas aplicáveis e só deverá ser manipulado por pessoal qualificado.
Não utilizar dispositivo para outros fins que não aqueles recomendados pelo fabricante.
Não re-esterilizar. Descartar produto aberto e não utilizado, descartar sobras. Não utilizar se embalagem estiver violada ou molhada.
Descarte de suturas utilizadas: Perigo de contaminação biológica – adotar medidas de descarte internas, considerando risco de contaminação biológica e materiais perfurocortantes.
Descarte de suturas não utilizadas – Material perfurocortante – adotar medidas de descarte internas para materiais perfurocortantes.
Os procedimentos de descarte do produto devem ser adotados pelas unidades de saúde, hospitais, clínicas e quaisquer usuários respeitando a legislação sanitária vigente para descarte de resíduos hospitalares.
Na manipulação deste produto, devem ser tomados cuidados para que seja feito de modo asséptico.
Não utilizar o produto além do prazo de validade
Suturas absorvíveis não são removidas, o organismo as absorve, usualmente, em torno de 60 dias.
PRECAUÇÕES
No manuseio deste ou de qualquer outro material de sutura, cuidado deve ser tomado a fim de evitar estragos no manuseio. Evite estragar a sutura esmagando ou amassando durante a aplicação pelo uso do instrumental cirúrgico como as pinças e os porta-agulhas.
Como muitos materiais de sutura um adequado e seguro nó é requerido na devida técnica cirúrgica a ser aplicada, apertos planos ou quadrados, com passagem adicional como garantia do cirurgião pela sua experiência. O uso adicional de passagens pode ser particularmente apropriado quando em nós de monofilamentos.
Para evitar estragos nas pontas das agulhas e no corpo, pince a agulha numa área de 1/3 a 1/2 da distância entre o fim da agulha até a ponta.
Usuários devem exercer com cuidado o manuseio de agulhas cirúrgicas afim de evitar inadvertidos furos com as suturas.
MODO DE USAR
- O fio de sutura deve ser retirado de sua embalagem somente em condições assépticas.
- Abrir o envelope com as mãos protegidas por luvas e somente no momento da cirurgia.
- Tirar o fio cuidadosamente de sua embalagem, colocando-o sobre o campo cirúrgico.
- Caso o fio não seja totalmente utilizado, deve ser descartado.
- Não deve ser re-esterilizado nem re-processado.
- Utilizar a quantidade de sutura necessária, de acordo com a extensão da ferida cirúrgica. Para uma segurança do nó cirúrgico é necessário uma técnica “standard”, feita com um nó “chato”, nós “quadrados” e se necessário, laçadas suplementares, de acordo com a circunstância cirúrgica.
REAÇÕES ADVERSAS
Efeitos adversos associados ao uso deste artigo incluem:
reação inflamatória moderada do tecido.
transitória irritação do lado do fechamento.
Anuncios Clasificados