o
Anuncios Clasificados
Especificações:
Marca: Asfer;
Nome: EDTA Agente Quelante gel Trissódico;
Conteúdo: 20ml;
Quantidade: 1 frasco;
Facilita o preparo do canal;
Composição: Ácido etilenodiaminotetracetico dissódico 17%, solução de hidróxido de sódio sn 9,5%, água destilada 100%;
Em forma em gel a 24% não escorre;
Anvisa: 80117920007;
Descrição:
O sal dissódico de EDTA é geralmente aceito como o mais efetivo agente quelante, com proeminentes propriedades lubrificantes e é largamente utilizado na terapia endodôntica. O EDTA é usado para alargar canais radiculares, remover o swear layer (lama dentinária, massa de componentes precipitada sobre superfície dentinária) e preparar a parede dentinária para adesão de materiais obturadores.
Quando colocado no interior da cavidade pulpar o EDTA age sobre as paredes dentinárias, desmineralizando-as e tornando os sucos resistentes à ação dos instrumentos endodônticos, o que facilita, em muito, o preparo do canal.
Para uma remoção efetiva de componentes orgânicos e inorgânicos do swear layer, o canal deve ser irrigado com 10ml de EDTA a 17%, seguido pela irrigação com hipoclorito de sódio.
Para que serve?
A forma em gel não escorre, sendo útil tanto na instrumentação endodôntica quanto na descontaminação da superfície radicular.
É um efetivo agente quelante e lubrificante. É também efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal, expondo o colágeno e facilitando a aderência do tecido conjuntivo tratado na superfície radicular.
Para que usar?
Indicado para facilitar a instrumentação endodôntica e no condicionamento da raiz dentinaria, como auxiliar na raspagem e para auxílio na limpeza de condutos que irão receber a cimentação de pinos.
Modo de usar:
Em endodontia:
1 – Colocar uma gota de EDTA na entrada do conduto no início da instrumentação.
2 – Aguardar de 2 a 3 minutos, durante o qual produto começa a fazer efeito. Após 5 a 6 minutos o produto vai perdendo seu efeito pois já reagiu com a dentina e se neutralizou.
3 – Irrigar e se necessário repetir a operação, aplicando nova quantidade do produto.
4 – Manter o canal umedecido com EDTA durante todo ato operatório.
5 – Após o término da instrumentação, irrigar o canal com uma solução irrigadora de sua preferência (líquido de darkin, solução de Milton, soda clorada).
Ciclo cimentação de núcleos:
1 – Depois do conduto preparado, introduzir algumas gotas de EDTA no interior do conduto e deixar agir por 5 minutos.
2 – Irrigar com soda clorada
3 – Repetir a operação
4 – Secar o conduto com pontas de pape absorvente e promover a cimentação de de acordo com as especificações do produto.
Resumo:
EDTA (etilenodiaminotetracético ácido) é um agente quelante amplamente utilizado em diversas aplicações industriais, médicas e ambientais. Em forma de EDTA em que o ácido é incorporado em um gel, o que permite uma aplicação mais fácil e precisa em várias situações. O EDTA é frequentemente utilizado em tratamentos odontológicos, como na remoção de tártaro e na limpeza de canal radicular, pois é capaz de se ligar aos íons metálicos presentes nas placas bacterianas e nos dentes, facilitando a remoção desses materiais.
É um agente quelante versátil que pode ser utilizado em diversas aplicações para remover metais e outros contaminantes de superfícies e soluções.
Anuncios Clasificados