o
Anuncios Clasificados
Calcitotal é um medicamento fitoterápico obtido de plantas medicinais, utilizando derivados de droga vegetal como suco, cera, exsudato, óleo, extrato, tintura, entre outros. Não se confunde com fitoterapia ou planta medicinal, pois não envolve o vegetal como um todo no exercício curativo e/ou profilático. Os fitoterápicos são medicamentos industrializados e têm legislação específica, sendo uma mistura complexa de substâncias, onde, na maioria dos casos, o princípio ativo é desconhecido.
Um fitoterápico pode ser definido como um medicamento de origem vegetal caracterizado por apresentar várias substâncias químicas responsáveis pelos efeitos terapêuticos e/ou colaterais. Por exemplo, o fitoterápico Ginkgo biloba tem cerca de 20 substâncias ativas que respondem juntas pelo efeito terapêutico.
Os fitoterápicos, quando utilizados de forma incorreta, podem proporcionar problemas de saúde. Por isso, é importante seguir as orientações médicas ou do farmacêutico.
Este medicamento é contraindicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade à droga e seus componentes. Não deve ser usado em presença de glaucoma de ângulo fechado, hipertrofia prostática, íleo paralítico, estenose pilórica, arritmias taquicárdicas, adenoma da próstata com formação de urina residual, edema agudo do pulmão, estenose mecânica do trato gastrointestinal e megacólon.
Como medida especial de precaução, deve-se evitar o emprego durante a gravidez e lactação, nas metrorragias e nas menstruações muito abundantes. Este medicamento é contraindicado para uso em crianças e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Anuncios Clasificados