o
Anuncios Clasificados
Nome Popular: Acácia australiana
Nome Científico:Acacia mangium
Família: Fabaceae-Mimosoideae
Peso do Pacote: 250 Gramas
Grupo Ecológico: Exótica
Ameaça de Extinção: Não Ameaçada
Origem: Exótica
Locais de Ocorrência: Sudeste
Onde Plantar: Em plantações próprias ou em um plantio consorciado com outras espécies nobres.
Solo de Plantio: Áreas Úmidas
Porte da Árvore: De 10 a 15 metros
Utilidades: Carvão, Construção Civil, Lenha, Marcenaria, Melíferas, Para Calçada, Uso Ornamental
Madeira: A madeira da Acacia mangium apresenta densidade básica que varia de 420 a 500 kg/m³, considerada dura, de cerne marrom-claro e alburno creme-claro, podendo ser facilmente serrada, aplainada, polida, colada, pregada e receber tratamento preservativo como o CCA para aumentar sua durabilidade em contato com o solo.
Folha: Folhas simples, alternas, em ramos verdes, alados, dispostas espiraladamente, ovalado-lanceoladas ou ovalado-alongadas, largas, coriáceas, de pecíolo curto, ápice alongado, com nervuras salientes partindo da base, de 12-18 cm de comprimento
Flor: Inflorescências brancas, axilares, sem atrativo ornamental, com flores globulares brancas e estames numerosos.
Fruto: Frutos do tipo vagem, espiralados ou torcidos, marrons, curtos, deiscentes, com sementes pretas, pequenas, pendentes nas vagens por um filamento amarelo, formadas de setembro a novembro.
Fruta Comestível: Não
Potencial Paisagístico: Árvore dotada de copa densa e elegante, características estas que a recomendam para uso com fins paisagísticos.
Fenologia: Floresce durante a primavera.
Propriedades Medicinais: Não
Sementes por Quilo: 80.000
Sementes por Cova: 3
Classificação: Ortodoxa
Longevidade e Armazenamento: Ela pode ser armazenada por 8 meses, após este período começa a perder germinação.
Quebra de Dormência: Mergulhar a semente em água a 100 graus célsius durante um minuto.
Como Plantar: O método é bastante prático, podendo ser adequado em pequenas propriedades, visando a formação de mudas para viveiros, sendo necessários apenas os seguintes utensílios e materiais: - Uma pequena peneira (coador) para manter as sementes em imersão em água fervente, sem contato com o fundo, por um minuto;
- Uma fonte de calor para fervura da água; - Um recipiente para ferver a água. Após a imersão em água fervente por um minuto, é necessário manter as sementes umedecidas até a semeadura. Essa etapa pode ser realizada com a deposição das sementes entre folhas de papel toalha umedecidas, por dois dias, ou mesmo em outro substrato (tecido de algodão, algodão etc) que possibilite manter as sementes em contato indireto com água para permitir a germinação. Após esse período, as sementes são semeadas no recipiente que contém substrato apropriado para crescimento de mudas. Esse procedimento possibilita uniformizar o desenvolvimento inicial das mudas, com possibilidade de que isso ocorra nas demais fases.
Anuncios Clasificados