o
Anuncios Clasificados
150 Sementes Eleocharis Grama - Carpete para aquário plantado
Eleocharis Párvula é uma das plantas mais procuradas por aquaristas iniciantes que desejam formar carpete. Planta de fácil cultivo e que em condições ideais formam densos carpetes. Não é muito exigente, mas uma boa iluminação, substrato fértil e gás carbônico aceleram seu crescimento.
Em aquários “low-tech” apresenta crescimento lento, mas se espalhando, podendo chegar a fechar totalmente a área destinada ao carpete. Se reproduz através de runners, onde a planta alastra o seu sistema radicular e depois começa a soltar suas folhas em formato de agulha, que dificilmente passa dos 10 cm. Tem uma grande amplitude na aceitação dos parâmetros KH, pH e temperatura.
Nota: No inverno, deve se manter a temperatura de 25ºC, você pode cobrir as sementes com água, e adicionar um termostato para que germinem mais rapidamente.
Cultivo emerso de sementes de plantas aquáticas com pote de sorvete
Itens:
• 1 Pote de sorvete;
• Filme de pvc;
• Substrato (industrial ou húmus);
• Manta acrílica;
• Sementes
1º Passo – Faça um furo de mais ou menos 1x1cm na metade da lateral do pote, a água deve ser mantida até o furo, para manter dentro sempre úmido e ao mesmo tempo evitar que inunde as plantas.
2º Passo – Crie uma camada de mais ou menos 3 centímetros de substrato fértil e cubra com a manta acrílica. A manta serve para reter água e manter a umidade.
3º Passo – Coloque sementes em cima da manta de forma bem distribuída, tente empurrar as sementes um pouco para dentro da manta.
4º Passo – Cubra o recipiente com filme de PVC, assim manterá uma boa umidade que é a chave do cultivo.
5º Passo – Depois de alguns meses verá o resultado, observem que chega um momento do cultivo que elas não precisam mais da cobertura.
Dicas:
• Borrifa seu cultivo 4 vezes por semana mantendo a umidade;
• Não colocar em lugar quente ou sol forte, eu costumo colocar em lugares com luz indireta ou o sol da manhã.
Outro método de plantio é o cultivo emerso de plantas aquáticas com garrafa PET
Esse é um ótimo método de reutilizar as garrafas pet, é um dos cultivos que eu mais gosto.
Itens necessários:
• Garrafa pet;
• Perlon;
• Terra preta;
• Areia de filtro de piscina ou Areia Lavada;
• Furadeira;
• Tesoura;
1º Passo: Corte a garrafa pet mais com mais ou menos um dedo acima da linha do rótulo.
2º Passo: Pegue um pedaço de Perlon/Manta Acrílica e coloque no gargalo da garrafa pet, assim o substrato fica retido no recipiente e não entra em contato direto com a água.
3º Passo: Adicione a terra preta e por cima coloque uma leve camada de areia de filtro de piscina ou areia lavada para sujar menos as plantas e para facilitar na hora do plantio.
4º Passo: Plante as sementes com um ou dois dedos de espaçamento entre elas.
5º Passo: Encha de água a parte inferior da garrafa pet e coloque cuidadosamente a parte invertida de cima da garrafa pet.
6º Passo: Com a furadeira faça um pequeno furo na garrafa pet para não inundar o recipiente.
7º Passo: Deixe em um local onde pegue tanto sol direto quanto indireto em algumas horas do dia. Evite local seco e muito quente.
Manutenção: A manutenção consiste na reposição da água que fica na base da garrafa pet, sendo que periodicidade vai depender do clima da sua região. Aqui onde moro costumo repor de 15 em 15 dias. Outro ponto importante é refazer o cultivo sempre que este estiver totalmente coberto para evitar que parte das plantas fique sem receber luz solar o ocasionando o seu amarelamento.
Anuncios Clasificados