o
Anuncios Clasificados
Trepadeira – flores comestíveis – adubo verde – medicinal
Uma trepadeira de pequeno porte, rápido crescimento e floração (floresce após 70 a 90 dias após o plantio).
Muito ornamental com vivadas flores solitárias azul vivo e centro amarelo ou branco.
Todas as partes da planta são comestíveis, e suas flores são muito utilizadas como corante alimentício e no preparo de chás.
No Sudeste da Ásia, a flor é usada para colorir arroz e massas. Na culinária birmanesa e tailandesa, as flores também são mergulhadas em massa e fritas.
Um medicamento tradicional chinês e ayurvédico: Clitoria ternatea tem sido consumido há séculos como um intensificador de memória, estimulador do cérebro, anti-stress e agente calmante.
Conhecida por sua luminosa cor índigo, butterfly pea tem sido tradicionalmente usada como vegetal na culinária, para colorir sobremesas ou para fazer um chá de cores vibrantes.
As flores são ricas em fitoquímicos como flavonoides e antocianinas com atividades antioxidantes, hepatoprotetoras e antidiabéticas.
Muitos produtos de beleza também foram derivados da ervilha borboleta por causa dos efeitos do flavonóide que a quercetina tem na pele e no cabelo.
Seu nome é alusivo ao formato da flor e, as raízes, quando usadas na forma de chá são emenagogas, ou seja, provocam a menstruação. Quiçá este seja um motivo pelo qual esta trepadeira seja tão ligada ao mundo feminino, à sensualidade e a fertilidade. Nas regiões próximas do golfo de bengala é utilizada na adubação verde e, nas margens dos rios, onde crescem espontaneamente, seus frutos caem na água ajudando a dispersão das sementes; estas são pegajosas e ficam aderidas a certos animais que também garantem, assim, a germinação de novas plantas.
Os malaios da ilhas Halmahera, Ceram e Buru, nas Moluscas, tingem seus páreos de azul usando as pétalas de suas flores, desta forma suas vestes combinavam melhor com o anil marinho que os rodeia.(Raul Cânovas
Anuncios Clasificados