o
Anuncios Clasificados
Significado
A Espada de São Jorge é conhecida pelo nome científico de Sansevieria trifasciata, e é importantíssima e muito usada em rituais de religiões de matriz africana. Existem três espécies de sansevieira: a Sansevieira zeylanica, que tem as bordas amarelas, a Sansevieira cylindrica, redonda e pontuda e a Sansevieria Trifasciata Hahnii, que lembra uma coroa.
Todas elas têm função de proteção, de afugentar maus espíritos e de dar coragem aos seus protegidos. A Espada de São Jorge tem esse nome graças ao santo guerreiro São Jorge da Capadócia, que tem origem no catolicismo, mas que foi adaptado por escravos africanos como forma de preservar o culto aos orixás por meio de uma representação sincrética de Ogum.
Para que serve
A Espada de São Jorge pode ser mantida dentro ou fora de casa, para proteger o lar, ou mesmo como amuletos em forma de pingentes ou saquinhos.
Para afastar mau-olhado e proteger a família, a planta pode ser colocada logo na entrada da casa. Só evite posicionar os vasos em ambientes com muitos ângulos formado por paredes, pois isso pode estimular discórdias e batalhas, tendo em vista que a planta também tem o simbolismo da luta.
Como cuidar – dicas preciosas
A Espada de São Jorge exige poucos cuidados. Não precisa de muita adubação, se adapta bem tanto ao Sol, quanto à sombra e não precisa de muita rega. Ou seja, é ideal para quem quer uma planta em casa, mas sem ter muito trabalho.
Para manter a plantinha saudável prefira vasos de cerâmica, faça a limpeza tirando apenas as folhas secas e verifique sempre como está o solo. A Espada de São Jorge pode ficar até 20 dias sem água, desde que esteja saudável.
Pelo seu potencial de melhorar o ar é perfeita para deixar no quarto, desde que tenha iluminação direta.
Por fim, lembre-se que apesar de todos os benefícios, a planta é tóxica para animais domésticos. Por isso deixe longe deles.
Como plantar
Escolha um vaso de boca larga para plantar a Espada de São Jorge. Coloque algumas pedras embaixo para drenar a água, depois terra adubada ou substrato, em seguida, plante as mudas.
Por fim, inclua argila expandida, que ajuda a reter a umidade. Lembre-se de regar depois. Esse passo é importantíssimo, pois caso a terra esteja seca, pode ser que a planta fique desidratada.
Anuncios Clasificados