o
Anuncios Clasificados
- O aguapé é uma planta aquática de água doce totalmente flutuante e perene , suas flores são belíssimas e sua cor é entre o azul claro e o violeta.
- É ornamental e pode ser usados em lagos e espelho d’água.
- Ela é uma angiosperma monocotiledônea logo produz flores com sementes que podem permanecer vivas por até 15 anos no fundo do corpo d’água.
- Quando cultivadas em aquários significa disponibilizar uma série de benefícios à fauna que o habita. Macrófitas aquáticas fornecem uma suplementação de oxigênio além daquele que a água absorve do ar pelas trocas gasosas ocorridas na superfície. Proporcionam áreas de sombra para animais sensíveis a luz intensa. Servem como demarcadoras de territórios, locais de desova e abrigo, tanto para alevinos como peixes adultos.
- Possui grande capacidade de reter nutrientes e poluição por isso é considerada uma espécie despoluidora. Podem se enraizar no solo se o lençol de água não for profundo.
Como cuidar de um aguapé?
O aguapé cresce vigorosamente, é muito resistente, não necessita de semeadura, e de fertilização. É capaz de proliferar mais rápido que qualquer outra planta de água doce conhecida sedo capaz de germinar até 20 anos. Uma planta em condições ideais pode produzir 2,7 plantas por semana e teoricamente seria capaz de produzir 28000 toneladas de peso por ano. Apesar de ser nativo da América do Sul, é encontrado em muitos lugares do mundo o que indica que é uma planta muito adaptável e tolera uma variação ambiental considerável.
Informações e características
Nome: Aguapé, gigoga, jacinto-de-água, mururé, orelha-de-veado, pavoá, rainha-do-lago, uape e uapê
Nome Científico: Eichhornia crassipes
Origem: Bacia amazônica e Pantanal
Uso paisagístico: Uso em lagos e em espelhos d’água
Flor: Sim
Luminosidade: Sol pleno
Ciclo de vida: Perene
Anuncios Clasificados